A foto foi feita em Girona, em um dos restaurantes que ficam dentre as arcadas dos edifícios que circundam a praça central. Estive lá em 2013 quando fui estudar espanhol em Barcelona. Num final de semana colocamos a mochila nas costas e saímos rumo ao norte, de trem.
Fizemos o trajeto Girona, Figuéres e Cadaqués. Girona é famosa pela arquitetura medieval, até serviu de cenário para a conhecida série Games of Thrones. E quem dos fissurados por gastronomia, já não ouviu falar do Celler de Can Rocca, eleito o melhor restaurante do mundo por algumas vezes ?
Pois é, andei perto, mas ir até lá está na lista de coisas deliciosas a serem feitas. Enquanto isso, aconselho a quem gosta, assistir o episódio dos irmãos Roca da série Chef’s Table no Netflix. Arte Em forma de comida, especialmente das sobremesas do chef Jordi.
Na época, porém, eu fiquei muito feliz com o menu mediterrâneo da foto: bolinhos de peixe, lulas crocantes, mexilhões, salada de feijão, azeitonas e o delicioso pan con tomate, que aprendi a fazer por lá.
Nos roteiros turísticos de viagem é indispensável a comida, seja no restaurante famoso ou a comida de rua, ou do restaurante simples que serve uma comida tradicional sem igual. Na mesma linha prazeirosa está a visita aos mercados públicos, aos locais onde se vendem frutas e peixes fresquinhos, àquele café que apenas os locais frequentam – e onde tem a melhor torta que você já comeu na vida. Descobrir, desbravar e comer.
Um prazer sem igual, e para quem gosta de cozinhar e quer fazer bem, é preciso experimentar.